Ilustração: Cecília Marins

Apesar da queda na venda de smartphones globalmente, o volume de vendas dos dispositivos considerados ultra-premium, que custam US$ 1 mil ou mais, aumentou 164% no primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021. Os dados são de relatório da Counterpoint Research.

Este foi o segmento de aparelhos cujo volume de vendas mais cresceu no período, representando 27% dos smartphones vendidos, comparado com 9%, em 2021. Foi o tipo de smartphone que mais contribui para o segmento premium (aparelhos de US$ 400 ou mais), tanto em volume de vendas como valor.

Os celulares entre US$ 800 e US$ 900 tiveram a maior queda no volume de vendas, de 50%, ficando com 15%. Aqueles entre US$ 600 e US$ 799 tiveram um aumento de 4%, representando 34% do volume de vendas. Já os mais baratos, entre US$ 400 e US$ 599 tiveram uma redução de 32%, totalizando 24%.

De acordo com o relatório, o crescimento do volume de vendas no segmento ultra-premium foi puxado pela Apple e Samsung. O iPhone 13 Pro Max e o iPhone 13 Pro representam cerca de dois terços dessa categoria de smartphones.