A ABI Research projetou, em relatório divulgado nesta quinta-feira, 1º, que as remessas globais de smartphones devem crescer 2,4% em 2023, em comparação com 2022, quando totalizou 1,24 bilhão de unidades. Em 2025, a expectativa é que cheguem a 1,3 bilhão de unidades anuais.

A consultoria também estima que o mercado global de smartphones deve ter uma taxa de crescimento anual composto (CAGR, da sigla em inglês) de 1,5%, entre 2023 e 2028.

“Indiscutivelmente, os efeitos de mercado da pandemia estão agora ofuscados por guerras comerciais geopolíticas, ventos contrários macroeconômicos, pressões inflacionárias e questões da cadeia de suprimentos que devem se tornar importantes impedimentos para o desenvolvimento futuro do mercado de dispositivos móveis”, apontou o relatório.

Apesar do cenário desafiador, espera-se que uma maior acessibilidade a dispositivos móveis 5G puxe a demanda por smartphones. Este será o principal fator de crescimento, especialmente em grandes mercados incipientes, como a Índia.

A velocidade da recuperação do mercado será determinada pela capacidade da indústria de atingir um equilíbrio positivo entre o impacto dos desafios sobre o retorno gradual das cadeias de suprimentos, o sentimento do consumidor e a confiança do mercado. Esses fatores também serão determinantes para um caminho sustentável a longo prazo.

América Latina

Na América Latina, as remessas de smartphones diminuíram 0,9%, de 2021 para 2022 – de 105 milhões para 104 milhões. Entre 2023 e 2028, a projeção é que o CAGR seja de 1,3% para remessas anuais da região, que devem crescer de 103,4 milhões de unidades para 110,6 milhões no período.

5G

Na análise da ABI Research, o mercado de smartphones 5G está superando gerações anteriores de celulares em quase todas as métricas. A participação desses aparelhos nas remessas totais de smartphones dobrou de 20,7%, em 2020, para 44,8%, em 2021, e chegou a 62%, em 2022. O crescimento foi impulsionado pela disponibilidade de modelos 5G por quase todas as principais marcas, em todos os níveis de preço.