As remessas globais de smartphones tiveram um declínio de -12,9% no primeiro trimestre de 2022 se comparado com o mesmo período no ano anterior. Os dados são de relatório preliminar da Omdia. Ao todo, foram enviados ao mercado 308 milhões de handsets no mundo e a queda vem acontecendo nos últimos três trimestres.

Os números não são muito diferentes daqueles anunciados no dia 19 de abril pela empresa de análise de mercado Canalys, que apontou declínio de 11% nas remessas globais

Em seu relatório, a Omdia destaca a redução das remessas feitas por fabricantes chineses, que tiveram declínio acentuado devido à desaceleração no mercado doméstico, mas também à proliferação de casos de Covid-19. A pandemia fez com que o país anunciasse lockdown e restrições de deslocamento no início do ano e fábricas interromperam suas produções, como Foxconn e Petagron. Com isso, muitas fábricas fecharam as portas, ocasionando um impacto negativo na cadeia de suprimentos. Isso, aliado à contração do consumo causada pela contínua desaceleração econômica, resultou em uma queda acentuada nos embarques das empresas chinesas, que são altamente dependentes da demanda doméstica.

A Samsung é a primeira colocada no ranking da Omdia e enviou 78 milhões de smartphones ao mercado global, uma queda de 3% em relação ao mesmo período do ano passado –, mas aumento de 7% se comparado com o quarto trimestre de 2021. Houve aumento de 2,5 pontos percentuais no market share da sul-coreana, que está em 24%.

Vale dizer que desde 2019 boa parte da produção de handsets da Samsung não está mais na China – somente alguns modelos estão sendo produzidos por meio de parceiros ODM naquele país. Além disso, a participação de mercado de smartphones da Samsung na China permaneceu abaixo de 1% por vários anos.

A Apple é a segunda e vendeu um total de 56,4 milhões de unidades. Sua fatia de mercado mundial aumentou para 18,3%, um incremento de 2,7 p.p. ano contra ano. Seu market share vem crescendo há quatro anos de forma constante. No primeiro trimestre de 2019 estava em 13,3% e passou para 14% no mesmo período em 2020. O volume de embarques aumentou 2,5% em relação ao ano passado, tornando-se uma das três empresas a registrar crescimento ano a ano entre as 10 principais marcas. Segundo o estudo da Omdia, as vendas da série iPhone 13, lançada no ano passado, aumentaram em comparação com a série 12 anterior, contribuindo para o crescimento geral das remessas.

Na terceira posição do ranking das fabricantes que mais enviaram remessas de celulares ao mundo está a Xiaomi. A fabricante chinesa vendeu 42,4 milhões de unidades no 1T22, 7,1 milhões a menos que as 49,5 milhões de unidades do mesmo período do ano passado. Entre as causas do declínio, a Omdia destaca dois fatores: a intensificação da concorrência com outras empresas chinesas na Índia e no Sudeste Asiático, os principais mercados da Xiaomi, e a queda no mercado doméstico. No entanto, a dependência do mercado doméstico chinês foi relativamente baixa em comparação com Oppo e Vivo, de modo que o declínio de embarques ano a ano (YoY) foi de 14,3%, inferior ao dos concorrentes.