Apenas 9% dos usuários brasileiros possuem seguro de transações indevidas, ou seja, aquele seguro de proteção contra operações bancárias indesejadas via Pix e cartão de crédito. O dado é de uma pesquisa da 180 Seguros feita com 1 mil brasileiros em setembro do ano passado, que Mobile Time teve acesso com exclusividade.

Os líderes absolutos deste segmento de seguros são Itaú (46%) e Santander (22%), que, juntos, acumulam mais de dois terços (68%) do total. Entre os motivos para a contratação, 40% dizem que é porque “atende suas necessidades”; 20% por recomendação de amigos e 12% por preço.

Entre os itens que querem neste seguro, 16% dos respondentes desejam proteções para vários tipos de transações; 15% querem preços acessíveis; 17%, cobertura para mais de um tipo de fraude; e 14%, cobertura específica para golpes no WhatsApp.

Outros achados

A pesquisa mostra o percentual de brasileiros que possuem outros seguros mais populares, como automóvel (28%), vida (23%), residencial (14%) e celular (12%), além de revelar que mais da metade dos consumidores (53%) não têm nenhum tipo de seguro.

Os usuários também responderam sobre o meio de contato favorito com as seguradoras. A maioria dos clientes prefere via WhatsApp (71%), seguido por ligação telefônica no canal 0800 (60%), site da seguradora (56%), opção ‘liga para mim’ no site da empresa (54%) e presencialmente (46%).