No cenário dinâmico do entretenimento brasileiro, a Rede Globo vem apostando em inovação para fortalecer sua conexão com o público. O chatbot da emissora, operando há dois anos, tornou-se peça-chave nas estratégias de marketing voltadas para engajamento e prestação de serviços. O uso da ferramenta e como ela se integra à estratégia de marketing da companhia foram apresentados pela gerente de marketing de produto da Globo, Larissa Régia, durante o Super Bots Experience 2025.
A executiva explicou que a área de marketing de produto da Globo tem pouco mais de um ano e conta com uma equipe dedicada a unir estratégia e solução. Como parte desta estratégia, o chatbot, acessível diretamente pelo WhatsApp, permite que as pessoas tenham a programação da emissora literalmente na palma da mão.
Dados levantados pela equipe mostram o perfil dos usuários: 54% querem receber notificações personalizadas sobre os temas que escolhem, enquanto São Paulo e Rio de Janeiro concentram 22,5% e 14% do público, respectivamente. Outro destaque está no público feminino, que representa 60%, com a maior parte concentrada na faixa etária 30 e 39 anos. As novelas lideram o ranking de interesses, seguidas por esportes e a programação geral.
Larissa conta que o menu do chatbot, recentemente reformulado, reflete o cuidado em criar uma experiência fluida e personalizada. “A decisão de simplificá-lo este ano foi estratégica, alinhando-se ao objetivo de se aproximar da audiência e direcionar o que cada pessoa deseja acessar”, disse.
Chabot da Globo cria comunidades
Além de informar, o bot promove engajamento e cria comunidades em torno dos produtos da Globo. Isso ocorre, por exemplo, com o uso de alertas inteligentes que permitem que os usuários agendem conteúdo para assistir ou por meio de iniciativas como a rádio no WhatsApp, que oferece resumos exclusivos das novelas. Uma das ações de sucesso envolveu a transição para a TV digital, esclarecendo dúvidas e orientando o público sobre a troca de antenas, demonstrando o papel do chatbot como facilitador da experiência do consumidor.
Com projetos voltados para conteúdos exclusivos e comunidades de fãs, o chatbot consolida-se como parte fundamental da jornada de marketing, ampliando o alcance e a relevância da emissora. “O bot é essencial para nossas campanhas, pois oferece serviço, conecta pessoas e engaja a audiência”, contou Larissa.
Foto principal: Larissa Régia, gerente de marketing de produto da Globo, Crédito: Galeria Marcos Mesquita/Mobile Time