Ilustração: Cecília Marins

O pagamento de compras por WhatsApp com cartão de crédito ainda não está disponível no Brasil, mas quando isso acontecer provavelmente vai envolver mais redes de adquirência do que apenas a Cielo, parceira inicial da Meta nesse projeto. A Rede, por exemplo, informa que está tecnicamente pronta para o serviço e confirma que há conversas em andamento.

“Temos conversado bastante (sobre pagamento por WhatsApp). Esperamos estar juntos no lançamento. Podemos dizer que tecnologicamente estamos prontos”, disse o diretor de negócios da rede, Ângelo Russomano, em conversa com Mobile Time. 

Atualmente o pagamento por WhatsApp está disponível apenas como transferência de valores entre pessoas físicas com cartão de débito. Mas há grande expectativa para o lançamento da opção de pagamento P2M (Peer to merchant) com cartão de crédito. Sabe-se que há testes de usabilidade em curso, mas não foi marcada ainda uma data para a entrada em operação, nem revelado o modelo de negócios.

Digitalização

O pagamento por WhatsApp será mais um meio de pagamento digital entre tantos outros que a Rede oferece. Durante os dois anos de pandemia, aliás, a participação de pagamentos digitais no total transacionado pela Rede subiu de 15% para 25%.

Um exemplo de serviço digital que ganhou força durante a pandemia foi o link de pagamento. Ele foi aprimorado pela Rede e agora inclui também uma proteção antifraude, sem custo adicional. Outro foi o Pix, que a Rede disponibiliza tanto em suas máquinas de POS quanto integrado a softwares de frente de caixa.

Além disso, em abril deste ano a Rede lançou um pacote chamado “Loja virtual Rede” para ajudar na transformação digital de lojistas, incluindo pagamento, gestão de risco, conciliação e APIs para conexão a fornecedores de logística.

História

Na primeira tentativa de lançar o pagamento por WhatsApp, em junho de 2020, a Meta tinha a Cielo e um grupo de bancos emissores como parceiros, mas acabou tendo que suspender a operação por ordem do Banco Central e do Cade. O BC alegou que faltava a sua autorização e o Cade estava preocupado com a concentração no mercado de adquirência. Uma semana depois o Cade liberou o serviço, ao constatar que não havia um acordo de exclusividade para a Cielo. O BC, porém, só autorizou a entrada em operação do pagamento por WhatsApp quase um ano depois, em abril de 2021, mas limitado a transferências P2P com cartão de débito. A autorização para P2M com cartão de crédito é aguardada desde então.

De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no Brasil, até agora apenas 11% dos usuários brasileiros do WhatsApp já experimentaram transferir dinheiro pelo app de mensageria.