A partir desta sexta-feira, 22, o WhatsApp (Android, iOS) permite que seus usuários bloqueiem uma conversa com senha ou uso de biometria – facial ou impressão digital. O recurso se chama Conversas bloqueadas (chat block, em inglês).

Esses chats estarão separados da lista em um folder chamado conversas bloqueadas. Para ler as mensagens, será necessário desbloquear o chat.

Para usar a ferramenta, a pessoa deve:

– tocar em Dados da conversa, no chat que deseja bloquear;

– tocar em Bloquear a conversa, com impressão digital ou com Face ID;

– tocar em Ver, para visualizar a conversa na pasta de chats bloqueados

Chamadas telefônicas pelo app de mensageria não serão bloqueadas, mas grupos podem ser. Ao usar o recurso, o chat fica bloqueado somente naquele smartphone. Ou seja, no WhatsApp web, a conversa pode ser lida sem a necessidade de desbloqueio por senha.

Caso a pessoa utilize o recurso de backup e a ferramenta de restauração do WhatsApp, os bate-papos bloqueados ainda estarão bloqueados quando fizer a transferência de dados para um novo telefone. Para acessar as conversas bloqueadas, será necessário primeiro configurar a autenticação do dispositivo (impressão digital ou Face ID).

O bloqueio de uma conversa não é visualizado pela outra pessoa do bate-papo (ou outras pessoas do grupo). E, para bloquear uma conversa arquivada, é preciso antes desarquivar o chat.