A Agência Lupa, de checagem da informação, lança nesta quinta-feira, 22, um canal no WhatsApp para verificar conteúdo e esclarecer notícias falsas. Os usuários podem mandar pedidos de verificação que serão analisadas pela equipe da agência. Quando for possível checar o material, os jornalistas da Lupa produzirão um conteúdo a respeito e a dúvida será respondida no perfil da empresa no app de mensageria. O projeto foi realizado em parceria com o WhatsApp e a desenvolvedora Meedan, provedora de serviços para negócios no app.

Para acessar o canal, o usuário deve adicionar à lista de contatos o número +55 21 99193-3751 ou por meio deste link e dar um “olá”.

Se o conteúdo já tiver sido verificado, o leitor receberá a checagem. Caso a equipe ainda não tenha checado a informação, ela será apurada e uma nova verificação será produzida sobre o assunto. As sugestões podem ser enviadas por texto, foto, vídeo, áudio ou link. Vale lembrar que a Agência Lupa não checa opinião, humor, projeções futuras ou fatos para os quais não existam dados públicos disponíveis.