Mais de 1 mil contas foram banidas pelo WhatsApp neste primeiro turno das eleições municipais após serem denunciadas por disparos em massa. O aplicativo mantém parceria com o TSE no Programa de Enfrentamento à Desinformação, e montou uma plataforma de denúncias conjunta para combater notícias falsas no pleito de 2020.

Entre 27 de setembro a 15 de novembro, o canal com o TSE recebeu 4.759 denúncias, porém 129 foram desconsideradas por não estarem relacionadas às eleições. No total, 4,63 mil casos foram enviados ao WhatsApp para verificação de possível violação dos Termos de Serviço. Após uma primeira etapa de revisão, o aplicativo identificou números duplicados e inválidos. Das 3.236 contas válidas identificadas, 1.004 foram banidas, número que corresponde a mais de 31% das contas válidas denunciadas pelo TSE.

O WhatsApp integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação com foco nas eleições municipais 2020 desde outubro do ano passado. O programa reúne mais de 50 instituições públicas e privadas, incluindo agências de checagem de informações, como é o caso do Fato ou Fake, do Grupo Globo, e da Agência Lupa. Dentro do canal do TSE, o eleitor pode acessar, por exemplo, o tira-dúvidas sobre as Eleições 2020, um chatbot destinado a ajudar na divulgação dos dados oficiais da Justiça Eleitoral. A partir de um QR code, o eleitor pode consultar todas as informações relevantes sobre o processo eleitoral – inclusive checar se alguma informação é notícia ou boato.

“Combater fake news e desinformação é uma tarefa de todos”, afirmou Dario Durigan, diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp, à rede CNN Brasil.