Um dos entraves para o lançamento das regras oficiais do Pix Parcelado pelo Banco Central é uma divergência entre a autarquia e os grandes bancos. De acordo com fontes próximas ao tema, os bancos gostariam que o parcelamento pudesse ser feito na fatura do cartão de crédito. Mas o BC é contra: prefere que a cobrança aconteça na conta corrente atrelada à chave Pix com a qual tiver sido feita a compra.

Os bancos argumentam, a seu favor, que pesquisas internas indicam que o brasileiro prefere o parcelamento no cartão de crédito, por já estarem acostumados com a sua mecânica e com a interface dessas plataformas. Diante da resistência do BC, sugerem que seja permitida então a existência dessa modalidade de Pix parcelado no cartão paralelamente a outra com cobrança na conta corrente.

Vários bancos e fintechs já lançaram suas versões de Pix Parcelado, mas com nomes e jornadas variados ao longo dos últimos dois anos. O esforço agora do BC consiste em padronizar essas regras, para uniformizar a experiência do consumidor.

Vale destacar também a preocupação de entidades de defesa do consumidor, como o Idec, de que o Pix Parcelado, pela facilidade de contratação, poderia ampliar o endividamento das famílias brasileiras. O Idec aconselha que a marca “Pix” não seja utilizada nesse produto.

Pix no Mobimeeting

Um balanço dos cinco anos do Pix e as expectativas para o seu futuro serão debatidos no painel de abertura do Mobimeeting Finance + ID, que acontecerá dia 11 de novembro, no WTC, em São Paulo, com organização do Mobile Time. Estão confirmados nesse painel:

Carlos Alves, vice-presidente executivo de tecnologia e negócios, Cielo

Natacha Litvinov, head de parcerias de pagamentos e shopping na América Latina, Google

Pedro Bramont, diretor de soluções em meio de pagamentos e serviços, Banco do Brasil

Pedro Romero, diretor-executivo de wallet e banking, PicPay

Ricardo Chisman, presidente, Matera

A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mobimeeting.com.br

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!