A 99 (Android, iOS) lançou um pacote de segurança com funções de biometria e dedicadas às mulheres nesta terça-feira, 10. A partir do mês de dezembro, os usuários do app de transporte terão acesso a uma série de funcionalidades que tem como objetivo trazer mais proteção aos passageiros e motoristas que usam a plataforma no Brasil.

Entre as novidades que chegam ao app estão:

– 99 Mulher: viagens com motoristas mulheres para passageiras mulheres;

– Gravação de áudio: uma ferramenta que permite gravar as conversas pelo app da 99, seja por motorista ou passageiro que se sentir incomodado;

– Preenchimento automático do CPF: o perfil do passageiro passa a ser baseado no nome que está no CPF;

– Foto do passageiro com identificação facial: a companhia passa a usar inteligência artificial e biometria facial – de forma randômica – no cadastro do passageiro. A solução já estava em uso desde o começo do ano com motoristas;

– Bloqueio de usuários: motoristas e passageiros poderão bloquear corridas de pessoas indesejadas.

Parte das novidades foi criada para o público brasileiro. Exceto a gravação de áudio, funcionalidade lançada primeiro pela DiDi – controladora da 99 – na China.

Além dos serviços que chegam ao aplicativo, a 99 também criou um manifesto em favor da segurança. Batizado de ‘Todos pela Segurança. Segurança para Todos’, a ação tem como intuito convidar passageiros e motoristas a colaborarem com a proteção deles e da plataforma.