Nos próximos meses, o bate-papo criptografado será padrão (crédito: Meta/divulgação)

A Meta incluiu novos recursos nos bate-papos criptografados de ponta a ponta do Messenger (Android, iOS), nesta segunda-feira, 23. Usuários agora podem usar temas, emojis e reações. A companhia também está expandindo os testes para tornar a criptografia como padrão, em todas as conversas.

Os bate-papos criptografados podem ser personalizados com temas, além de cores estáticas e gradientes. Usuários têm à disposição emojis e reações para responder, podendo customizar a aba de reações rápidas.

As conversas criptografadas também sofreram outras alterações. Agora, é possível escolher uma foto de perfil para bate-papos em grupo. A pré-visualização de links foi remodelada, mostrando onde o link levará antes de clicar nele. Essas conversas passaram a mostrar o status de ativo do usuário, indicando que está online.

No Android, os bate-papos criptografados receberam a atualização das Bolhas, que tornam possível ler e responder mensagens enquanto se navega em outros apps, por meio de um atalho que flutua na tela, em forma de bolha.

Testes para criptografia padrão

A Meta começou a expandir gradualmente os testes para tornar a criptografia de ponta a ponta como padrão no Messenger. No decorrer dos próximos meses, mais pessoas terão alguns de seus bate-papos atualizados com a camada extra de proteção. Elas serão notificadas à medida que isso ocorrer.  

Nem todas as conversas serão necessariamente atualizadas. A Meta destacou que se trata de um processo randomizado. “Projetamos para ser randomizado para que não haja impacto negativo em nossa infraestrutura e na experiência de bate-papo das pessoas”, explicou Melissa Miranda, diretora de produto, em  comunicado.

De acordo com a companhia, os bate-papos estão sendo implementados por um time de engenheiros, criptologistas, designers e especialistas em políticas.

NBA em realidade virtual

A Meta também anunciou, nesta terça-feira, sua parceria com as ligas de basquete americanas NBA e WNBA. Usuários do Meta Quest poderão assistir à transmissão de mais de 50 jogos no XTADIUM, app para exibição de eventos esportivos ao vivo pelo headset de realidade virtual (VR), que está disponível apenas nos Estados Unidos. Cinco dessas transmissões contarão com a participação de celebridades e serão feitas por imersão em 180 graus.

No Horizon Worlds, usuários também poderão acessar os destaques dos jogos e conteúdos arquivados. A NBA Arena na qual é possível jogar minigames interativos com outros usuários, já está disponível a partir desta segunda-feira, no app social de VR da Meta.

A parceria também incluirá peças de roupa e acessórios da NBA para customização de avatares nas plataformas da Meta. Eles poderão ser comprados na Meta Avatar Store e utilizados no Facebook (Android, iOS), Instagram (Android, iOS), Messenger e Meta Quest.