Detran-SP

O Detran-SP recentemente adotou um sistema de fiscalização remota de veículos por meio de um sistema multimídia e dispositivos móveis. Com uso de câmeras de monitoramento, panorâmicas, 360º e celulares, os fiscais fazem a transmissão ao vivo ou coleta de fotos para profissionais do órgão regulador, que podem acessar as imagens por computador ou celular.

A ideia do órgão de transporte é evitar fraudes, adulterações e clonagem de veículos nas Empresas Cadastradas de Vistorias (ECVs). Ao Mobile Time, o Detran-SP explicou que a captura das imagens é importante, pois permite a análise completa do veículo e do local de vistoria.

De acordo com o órgão estadual, os itens de identificação veicular, como numeração de motor, chassi, vidros e etiquetas de identificação são fotografados e filmados. Na sequência, os dados são comparados com padrões pré-determinados, como marca, modelo e ano do veículo.

Além disso, os itens de segurança e equipamentos obrigatórios são filmados e fotografados durante a vistoria; o seu intuito é checar a conformidade desses utensílios ante às regras do CONTRAN.

Sobre o tratamento de dados, o Detran-SP informa que o material coletado permanece em banco de dados para análise, bem como permite a avaliação online do trabalho realizado.