O Mercado Pago praticamente dobrou a sua receita em 2022, de US$ 2,4 bilhões para US$ 4,7 bilhões. Em conferência com analistas de mercado nesta quinta-feira, 23, Pedro Arnt, CFO do Mercado Livre, afirmou que o crescimento foi puxado pelas transações via QR code e maquininhas de pagamentos móveis (MPOS) no Brasil, México e Chile.

Além disso, o volume total de transações realizadas pela plataforma passou dos três dígitos pela primeira vez, para US$ 123,5 bilhões, um incremento de 60% contra US$ 77 bilhões de 2021. E o número total de transações subiu 70% com 5,4 bilhões de operações, ante 3,2 bilhões de um ano antes.

Crédito

A operação de crédito da empresa, Mercado Crédito, ainda terminou o último ano com uma carteira de US$ 2,8 bilhões, um crescimento de 48% ano a ano. Esse aumento foi puxado por um volume de crédito liberado para os consumidores comuns (84%) com US$ 1,5 bilhão da carteira. Outro ponto de destaque dos resultados financeiros da empresa é o aumento do número de clientes de cartão de crédito, que cresceu o dobro de 2021 e contribuem com US$ 611 milhões no mix da carteira. Tal volume empata com os empréstimos para comerciantes, US$ 611 milhões, que, por sua vez, registrou incremento de 21%.

E-commerce

Na operação de comércio eletrônico, o Mercado Livre registrou uma receita de US$ 5,8 bilhões, um crescimento de 36% ante US$ 4,6 bilhões de um ano antes. Arnt explicou que o incremento está diretamente ligado ao aumento de market share nos mercados onde atua, principalmente Brasil e México. O volume total de mercadoria enviada (GMV) chegou a um total de US$ 34 bilhões, alta de 21% contra US$ 28 bilhões de um ano atrás. O total de produtos vendidos em 2022 foi de 1,1 bilhão, aumento de 10% contra 1 bilhão de um ano antes.

Geral e recortes operacionais

No resultado geral, a companhia terminou 2022 com uma receita de US$ 10,5 bilhões, incremento de 50% contra US$ 7 bilhões de um ano antes. O lucro operacional mais que dobrou (150%) com US$ 1 bilhão no último ano, ante US$ 441 milhões de 2021. E o lucro líquido cresceu quase seis vezes (580%), de US$ 83 milhões para US$ 482 milhões, inclusive contabilizando um pagamento de US$ 49 milhões de recompra de notas de crédito de 2028 que foram emitidas em janeiro de 2021.

No final de dezembro de 2022, o Mercado Livre tinha 96 milhões de usuários em todos os países em que atua. Desses, 46 milhões eram usuários do e-commerce e 43,7 milhões do Mercado Pago, sendo 23,3 milhões da carteira e 21,5 milhões da conta digital.