O negócio de maquininha móvel de cartões (mPOS) do Mercado Livre registrou 61,3 milhões de transações no quarto trimestre de 2019 no Brasil, um incremento de 127% na comparação com 2018. De acordo com Pedro Arnt, CFO da companhia, a performance foi puxada pela troca de maquininhas na base, principalmente da Point Mini para a Point Pro.

Como resultado, as vendas com a Point Pro no País cresceram 44%, quando comparadas com o quarto trimestre de 2018. Em uma base consolidada (Brasil, México e Argentina), o negócio de mPOS atingiu 88,5 milhões de transações no período, um aumento de 160% ante o ano anterior.

Carteira

Com relação aos números que reúnem a atuação da empresa na América Latina, o total de volume de pagamento (TPV) no Mercado Pago chegou a US$ 1,3 bilhão no quarto trimestre de 2019, um aumento de 26% na comparação ano a ano. Ao todo, a carteira finalizou 2019 com 8 milhões de pagantes ativos e 2,4 milhões de recebedores (pessoas que receberam pagamento no serviço), com uma média de 7,7 pagamentos por usuário por trimestre. Neste caso, o desenvolvimento do negócio foi devido aos incrementos dos negócios na Argentina e no Brasil.

Em QR Code, o Mercado Pago obteve 1 milhão de usuários brasileiros ativos no quarto trimestre de 2019, mas ficou atrás dos 2 milhões de argentinos ativos na plataforma. Mas o principal aumento foi entre os comerciantes, 1,6 milhão de QR Codes de mercadores ativos na plataforma, um aumento de 67,2% puxado por argentinos e brasileiros.

Crédito e pré-pago

Nota-se ainda que a companhia já emitiu 4,5 milhões de cartões pré-pagos nos países onde atua na América Latina. E a divisão de empréstimo, o Mercado Crédito, cresceu 92% e chegou a US$ 189 milhões na carteira de crédito, e 1,8 mil pedidos feitos em Brasil, México e Argentina.

Marketplace

No negócio mais tradicional do Mercado Livre, o marketplace, o volume de merchandising vendido (GMV) cresceu 25% no consolidado e gerou US$ 3,9 bilhões no total contra US$ 3,2 bilhões de 2018. As compras móveis respondem por 68% do total do GMV. Por sua vez, o crescimento do GMV no Brasil foi de 23%.

Em itens, o aumento foi de 28%, chegando a 109,5 milhões de produtos vendidos na plataforma, ante 85,6 milhões de um ano antes. Os bons desempenhos das vendas no México e Argentina guiaram o resultado.

Logística

Em logística, o Mercado Envios registrou 92,6 milhões de pacotes enviados, um aumento de 47% na comparação ano a ano. Arnt explicou que esse crescimento deu-se pela oferta de frete grátis. Ainda assim, o custo com a modalidade gratuita caiu pela metade, de US$ 108 milhões para US$ 56 milhões, devido a investimentos no Brasil para não ficar tão dependente dos Correios.

Geral

No desempenho total do Mercado Livre, a receita bruta da companhia foi de US$ 731 milhões, um aumento de 136%, ante US$ 536 milhões do quarto trimestre de 2018. Os gastos operacionais foram de US$ 377 milhões, um crescimento de 120% quando comparado a US$ 205,6 milhões de um ano antes. Como resultado, a companhia registrou uma receita líquida de US$ 674 milhões no quarto trimestre de 2019, um avanço de 84% ante US$ 428 milhões no trimestre do ano anterior.