A Samsung anunciou nesta quinta-feira, 23, que planeja agregar tecnologia de redes 5G não terrestres (NTN) em soluções de modem Exynos lançadas futuramente. Isso possibilitará comunicação bidirecional direta entre smartphones e satélites, especialmente em áreas remotas.

Para comunicação NTN com satélites de órbita terrestre baixa, a Samsung desenvolveu e simulou a tecnologia de satélite baseada no padrão 5G NTN usando sua plataforma de referência Exynos 5300, a fim de prever com precisão as localizações dos satélites e minimizar desvios de frequência.

NTN é uma tecnologia de comunicação que usa satélites e outros veículos não terrestres para levar conectividade a regiões inacessíveis por redes terrestres, como montanhas, desertos, oceanos e outros locais afastados. O sistema permite que um dispositivo envie mensagens, imagens e texto de forma bidirecional. Ou seja, de um smartphone para um satélite, que encaminha para uma estação terrestre, depois retransmite para as torres da rede 5G, chegando a outro smartphone – ou o contrário.

A tecnologia também será fundamental para garantir a operacionalidade de redes em áreas afetadas por desastres naturais, além de impulsionar a futura mobilidade aérea urbana, como aeronaves não tripuladas e carros voadores.

A solução da Samsung atende aos padrões 5G NTN definidos pelo Release 17 da 3GPP (3rd Generation Partnership Project), garantindo a interoperabilidade e escalabilidade entre os serviços oferecidos por operadoras de telecomunicações globais, fabricantes de dispositivos móveis e empresas de chips.

Além disso, a Samsung anunciou que está trabalhando em uma tecnologia NB-IoT NTN padronizada para uso em suas plataformas de modem de próxima geração. Com conectividade via satélite integrada, as soluções NB-IoT da Samsung eliminarão a necessidade de um chip de antena sem fio de alta potência separado dentro de smartphones. Dessa forma, os fabricantes de dispositivos terão mais flexibilidade no design.