Projetos de chatbots dotados de inteligência artificial para servirem como um assistente de vendas dentro de canais de mensageria, como WhatsApp, são uma das apostas da Gupshup para a América Latina em 2024. Bruno Montoro, diretor de negócios corporativos da Gupshup para a América Latina, chama esse tipo de solução de “IA commerce”. Ele informa que três grandes empresas já adotaram essa tecnologia na região e os resultados são promissores, com uma proporção crescente das vendas acontecendo de forma completamente autônoma.

Um dos cases de IA Commerce da Gupshup é com um site de e-commerce do México. O assistente virtual consegue tirar dúvidas dos consumidores sobre os produtos e até negociar descontos, um hábito comum entre os clientes dessa marca quando conversam com os vendedores humanos.

Outro exemplo é com uma marca de cosméticos no Brasil. O consumidor manda áudio por WhatsApp descrevendo o que procura e o assistente consulta o catálogo e dá sugestões, dependendo do tipo de pele ou cabelo, podendo adicionar os produtos no carrinho em seguida.

O terceiro case é de uma marca de moda brasileira com um catálogo vasto. Ela está testando um bot com IA para ajudar o cliente a encontrar roupas e acessórios que combinem com seu estilo pessoal e com a ocasião, de acordo com o que o consumidor descrever.

“É um IA vendedor, que fecha cada vez mais pedidos e é escalável”, compara Montoro.

O executivo destaca a importância de integrar o bot com outras ferramentas de cada empresa, como seu CRM, para que a conversa seja ainda mais personalizada e cativante. Campanhas de click to WhatsApp nas redes sociais também contribuem para o sucesso de um projeto de IA Commerce, recomenda Montoro.

“Quando se combina o IA Commerce com mensagens de marketing usando CRM e click to WhatsApp, você consegue ter uma visão do que pode ser o comércio conversacional completo”, avalia.

Brasil

A Gupshup chegou no Brasil há quatro anos, inicialmente com foco maior em construir uma carteira ISVs como clientes. Mas atualmente vem concentrando seus esforços na busca de projetos customizados no mercado corporativo, junto a grandes empresas, como bancos e varejistas. A expectativa de Montoro é de que a receita da Gupshup no segmento de grandes empresas no Brasil em 2024 cresça quatro vezes.