O mercado brasileiro de mensageria móvel ganhou um novo player, a indiana Gupshup. Homologada pelo WhatsApp, a empresa mira no mercado nacional de ISVs, como são chamados os revendedores independentes de software autorizados pelo WhatsApp a disparar mensagens corporativas pelo WhatsApp Business API. Cada ISV precisa estar ligado a um broker homologado e atender a determinados requerimentos para ter uma conta corporativa no WhatsApp (WABA). Em breve, o WhatsApp vai permitir a portabilidade de contas de ISVs entre os brokers homologados. A Gupshup já disponibilizou em sua página em português na web um pré-cadastro para ISVs interessados em migrar para a sua plataforma.

A Gupshup é um broker “puro”. Ela não vende outros serviços, apenas comercializa a troca de mensagens pelo preço de 1 milésimo de dólar cada (recebida ou enviada) – sem contar o custo cobrado pelo WhatsApp por sessão de conversa iniciada por uma WABA. E há um teto por cliente de US$ 750 por mês. Mesmo que uma empresa trafegue dezenas de milhões de mensagens através da API da Gupshup, este é o valor máximo que será cobrado mensalmente. Vale destacar que o modelo de cobrança é pré-pago: compram-se créditos para usar no tráfego de mensagens. 

Outra característica importante: a plataforma é totalmente self-service. Qualquer cliente entra no site, cria uma conta e ainda ganha créditos para começar a usar. A Gupshup oferece também gratuitamente uma plataforma para criação de bots. Seu motor de processamento de linguagem natural ainda não contempla o português, mas a plataforma pode ser conectada a motores de terceiros.

“Ao contrário de outros brokers do mercado, a nossa proposta de valor é self-service, low touch e pré-paga. Não temos nenhum serviço no portóflio”, descreve Leonardo de Paula, head comercial da Gupshup no Brasil. “Não temos um front-end, só uma API. Os maiores clientes dos brokers são os ISVs, empresas que comercializam o front-end. Só que os grandes brokers também desenvolvem front-end e brigam por clientes com seus ISVs”, diz.

Além do baixo custo, o executivo destaca a velocidade na implementação de novos projetos com a Gupshup. “Em outros brokers grandes demora até cinco semanas para se receber um número para uso no WhatsApp. Com a gente isso leva menos de 48 horas”, afirma.

Brasil

A empresa já tinha clientes no Brasil acessando sua plataforma. Diante do crescimento do uso por aqui, decidiu contratar uma equipe local, em São Paulo. “Vimos tração no tráfego e na chegada de novos clientes no Brasil, mas o perfil era mais de desenvolvedores e autodidatas. Então decidimos ter um ponto de contato local”, relata.

Já existem grandes empresas no Brasil utilizando a plataforma da Gupshup para mensageria em WhatsApp, dentre as quais Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Unimed.

Índia

A Gupshup é uma gigante na Índia, com 6 bilhões de interações por mês somente em seu país natal. É o player número 1 de SMS lá, onde atua em diversos outros canais de mensagens. Recentemente recebeu aporte de US$ 100 milhões do fundo Tiger Global Management, sendo avaliada em US$ 1,4 bilhão.