Uma atualização do McAfee Mobile Security foi liberada nesta sexta-feira, 23, para Android, prometendo nova função para realizar varredura de aplicativos que coletam e compartilham indevidamente informações pessoais do usuário, como dados de localização e log de chamadas. O recurso gratuito avalia o app assim que é instalado, permitindo então que se remova o software rapidamente no caso de haver riscos potenciais ao aparelho.

A varredura determina quantas informações cada app pode acessar e compartilhar e, em seguida, o classifica por nível de exposição de privacidade. O Mobile Security ainda investiga associações de URL arriscadas e analisa o comportamento do aplicativo, comparando-o com outros programas da mesma categoria. A desinstalação de um app suspeito é oferecida de forma facilitada, com apenas um botão, no caso de o usuário desejar remover o software.

A solução de segurança atende a uma demanda apontada por um recente relatório da própria McAfee, que afirma que 80% dos aplicativos coletam informações sobre a localização dos usuários, enquanto 82% sabem o ID do dispositivo e 57% monitoram quando a pessoa realiza chamadas. A empresa de segurança diz que, além de coletar informações de maneira excessiva e desnecessária, esses apps utilizam biblioteca de anúncios "possivelmente perigosas". A McAfee diz que 35% desses apps contêm malwares.