A desenvolvedora de softwares Panic apresentou em seu Twitter, na quarta-feira, 22, o Playdate, um pequeno console de videogame que cabe no bolso, de cor amarela, com botões, tela em preto e branco, e uma manivela com funcionalidade em alguns jogos.

A manivela será um elemento de jogabilidade, por exemplo, no jogo já confirmado chamado “Crankin’s Time Travel Adventure,”, do japonês Keita Takahashi, autor de Katamari Damacy e sua sequência We Love Katamari, ambos desenvolvidos para Playstation 2. Nesse jogo, a pequena manivela será usada para controlar o próprio tempo, movendo-o para frente e para trás, conforme necessário. Mas não são todos os jogos que usam a manivela, segundo a Panic.

O console tem previsão de lançamento para 2020 e os outros 11 jogos que o aparelho terá serão entregues over-the-air e anunciados um por semana, totalizando 12 semanas de novidades, mantendo o efeito surpresa para o consumidor.

Mesmo sem saber mais sobre os jogos, a Panic divulgou em seu site outros game designers: Zach Gag (desenvolvedor indie criador do puzzle SpellTower), Bennett Foddy (do jogo de corrida QWOP) e Shaun Inman, desenvolvedor, designer e compositor.

Quanto às especificações por trás do console, ele será habilitado para Wi-Fi e bluetooth, além de possuir uma porta USB-c e um fone de ouvido. Ainda não se sabe sobre CPU e RAM. A Panic disse  que irá revelar mais detalhes no momento do lançamento. A tela é brilhante, porém não é sensível ao toque. Uma opção da empresa e de seus parceiros.

As pré-encomendas do Playdate começarão no final deste ano e o console custará US$ 149, e os 12 jogos não terão custos adicionais.

Ainda não se sabe para quais países a Panic irá enviar o console.