A John Deere anunciou nesta sexta-feira, 23, a aquisição da startup de monitoramento aéreo de campo Sentera. A empresa adquirida combina seu software proprietário com os principais drones do mercado para capturar dados de qualidade e entregar agricultura de precisão.
Com sede em Saint Paul, Minnesota, a Sentera tem o programa Smartscript para checar a qualidade da planta e programar ações, e o Smartscript Weeds para dar sprays controlados de herbicidas para equipamentos compatíveis da John Deere por meio do seu centro de controle. A startup também oferece câmeras dedicadas para o trabalho dos drones (como os aparelhos da DJI), um sistema de geofencing e um drone com asa fixa, o PHX, que é controlado por app no iOS.
Com a Sentera, a John Deere pretende dar aos agricultores e fornecedores de tecnologia uma ferramenta extra para utilizar dados para a tomada de decisão no campo. De acordo com a compradora, a startup vai continuar fornecendo câmeras para fabricantes de drones, fazendeiros, distribuidores e outros usuários. E o centro de operações da John Deere continuará oferecendo suporte a outras empresas do setor.
Os valores da transação não foram revelados.
Vale lembrar, a John Deere está em um processo para oferecer opções de produtos cada vez mais digitalizados, como maquinário de campo autônomo e conectado. No Brasil, a companhia tem parceria com a Claro e a Sol para levar dispositivos conectados com 4G ao agronegócio local, e com a Starlink para levar conexão satelital.
Imagem principal: Drone no captando imagens no campo (divulgação)