O WhatsApp está avaliando se participará do PIX, o serviço de pagamentos instantâneos em desenvolvimento pelo Banco Central e ao qual todos os grandes bancos brasileiros terão que se integrar. O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira, 15, o lançamento no Brasil de seu serviço de pagamentos no Brasil, chamado Facebook Pay, usando cartões de débito e de crédito Mastercard e Visa emitidos por Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Na prática, o Facebook Pay é um tipo de pagamento instantâneo que usa a plataforma da Cielo para processar as transações.

Procurado por Mobile Time sobre uma possível integração futura com o PIX, o WhatsApp respondeu, através de sua assessoria de imprensa: “Estamos avaliando essa importante tecnologia com nossos parceiros e compartilharemos mais informações em breve”.

Cabe destacar que o WhatsApp não se tornou uma instituição financeira no Brasil. No processo de pagamento do Facebook Pay, o WhatsApp serve apenas como ponte de comunicação entre pagador, Cielo e recebedor. E a comunicação com bancos emissores de cartões e com os bancos responsáveis pelas contas bancárias dos recebedores fica a cargo da Cielo.

Nada impede que o WhatsApp integre o PIX em seu aplicativo no futuro, servindo como interface para os parceiros de pagamentos do Facebook Pay, desde que estes estejam homologados para trabalhar com PIX. Porém, isso significa que o WhatsApp precisaria adaptar sua interface especificamente para clientes brasileiros, incluindo um botão para o PIX. Há também uma série de regras para uso da marca PIX estabelecidas pelo Banco Central e que o WhatsApp precisaria seguir. A conexão com a plataforma do Banco Central provavelmente ficaria a cargo do parceiros.