A Alphabet registrou uma receita de US$ 96 bilhões no segundo trimestre de 2025, um aumento de 14% contra US$ 84,5 bilhões de um ano antes. Na divulgação dos resultados nesta quarta-feira, 23, o CEO da companhia que controla o Google, Sundar Pichai, credita o resultado ao momento com:
- Crescimento de dois dígitos na receita do motor de busca;
- Melhoria na performance do YouTubeAds;
- Aumento das assinaturas dos seus produtos;
Mas, o executivo destacou principalmente o forte resultado da divisão de nuvem.
“A receita anual de cloud está superior a US$ 50 bilhões. Com essa forte e crescente demanda por nossos produtos e serviços em nuvem, nós estamos aumentando o nosso investimento em Capex para 2025 em aproximadamente US$ 85 bilhões”, disse Pichai.
Alphabet, gastos e lucros
O total de custos e despesas da Alphabet foi de US$ 65 bilhões, uma alta de 14% contra US$ 57 bilhões do segundo trimestre de 2024. O lucro operacional registrou um incremento de 14%, ao passar de US$ 27 bilhões para US$ 31 bilhões na comparação ano a ano.
Por sua vez, o lucro líquido do conglomerado foi de US$ 28 bilhões, um aumento de 20% contra US$ 23 bilhões de um ano antes.
Receita por negócios do Google
A receita dos serviços do Google cresceu 12%, de US$ 74 bilhões para US$ 82,5 bilhões. O lucro operacional em serviços aumentou 40%, de US$ 19,5 bilhões para US$ 33 bilhões. Os principais destaques nesta divisão são:
- Aumento de 12% na receita do Google Busca, de US$ 48,5 bilhões para US$ 54 bilhões;
- Incremento de 20% na receita de assinaturas, plataformas e dispositivos, de US$ 9 bilhões para US$ 11 bilhões;
- Crescimento de 13% no faturamento do YouTube Ads, de US$ 8,5 bilhões para 9,7 bilhões.
Em Google Cloud, a companhia registrou um aumento de 32% na receita, de US$ 10 bilhões para US$ 13,5 bilhões. E o lucro operacional desta unidade de negócio mais que dobrou (154%), de US$ 1,1 bilhão para US$ 2,8 bilhões.
Regiões
Por geografia, os Estados Unidos cresceram 12% na receita da Alphabet e responderam por US$ 46 bilhões, ante US$ 41 bilhões de um ano antes. A região Europa, Oriente Médio e África (EMEA) aumentou em 14% o seu faturamento, de US$ 24,5 bilhões para US$ 28 bilhões.
A área da Ásia Pacífico registrou US$ 16,5 bilhões em ganhos na companhia, 19% de aumento contra US$ 14 bilhões do mesmo período em 2024. E o restante da América aumentou 16% sua receita na Alphabet, de US$ 5 bilhões para US$ 5,7 bilhões.
Imagem principal: Sundar Pichai, CEO do Google durante o Google I/O 2025. (Crédito: reprodução de vídeo)