A MediaTek está trabalhando para usar o Llama 2, Large Language Model, código aberto de inteligência artificial generativa da Meta, para a próxima geração de chips da fabricante de semicondutores.

Além do Llama 2, a empresa chinesa está usando recentes APUs da MediaTek e a plataforma NeuroPilot AI. A ideia é desenvolver um ecossistema de computação de borda para escalar aplicações de IA em smartphones, dispositivos de Internet das Coisas, automóveis, casas inteligentes entre outras aplicações.

Com o algoritmo, a MediaTek será capaz de processar a IA generativa localmente, ou seja, nos dispositivos. A novidade permitirá vantagens para desenvolvedores e usuários, como uma performance melhor constante, mais privacidade, segurança e confiabilidade, menor latência, menor custo de operação e capacidade para trabalhar em locais com conectividade precária.

Até o final deste ano a empresa vai aplicar o software otimizado para executar o Llama 2 em seu novo chipset flagship, assim como outras ferramentas capazes de facilitar a criação de casos de uso da IA generativa em dispositivos.