Covid-19; Biomehub; Fundação CERTI

Fundação CERTI e parcerias desenvolveram método ágil de coleta de dados e realização de testes RT-PCR em massa de Covid-19

A Fundação CERTI desenvolveu um sistema ágil de coleta de dados de testes para o novo coronavírus em até três minutos e capaz de registrar os resultados de 5 mil exames em um dia. A solução tem parceria com a startup BiomeHub e desde o início de abril foram realizados 41.714 testes RT-PCR (que indicam se o indivíduo está infectado no momento da realização do teste) e 71.664 pessoas assintomáticas foram testadas em Santa Catarina. O projeto, chamado de Iniciativa Covid-19, coleta informações e insere na plataforma para monitorar a retomada das atividades econômica e escolar na região e testa, por mês, aproximadamente 10% da população catarinense. A iniciativa – que também conta com as parcerias de Neoprospecta, do Sesi-SC e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e Serviço Social da Indústria (Fiesc) – fez ainda testagens em massa para a prefeitura de Florianópolis em 6,5 mil profissionais do comércio, de academias e de outras áreas do setor produtivo da cidade.

Como funciona

Tudo começa com exames feitos em pool. Cada tubo recebe 16 amostras coletadas e, caso o resultado daquele tubo dê positivo, é feito o teste individual dessas pessoas. Porém, se o resultado for negativo, as informações são inseridas na plataforma rapidamente, tendo poupado tempo e dinheiro. Ou seja, quanto mais gente, menor é o valor do exame. A economia em relação aos preços praticados pelo mercado de RTP-CR individuais – que custam em média de R$ 350 – pode chegar a 60%.

A rapidez não é apenas para a realização dos exames, mas também para registrar esses dados. A plataforma da CERTI dispensa o uso de planilhas porque são usados dois aplicativos, um para o paciente e outro para o laboratório. Para realizar os exames, o paciente deve chegar ao local já tendo feito um pré-cadastro. Para isso, precisa baixar o app Paciente TCBio (Android, iOS). Cada paciente é associado a um QR Code e, no local, uma pessoa faz a leitura do código QR. No caso, o funcionário usa um outro app, o Coleta TCBio (Android, iOS). Imediatamente, o paciente é associado a um tubo e segue para a realização do RT-PCR.

“Está tudo muito agilizado”, resumiu Maurício Dobes, diretor de convergência digital da CERTI. “Não é preciso preencher cadastro, não tem papel, não tem caneta. Este processo, que antes levava entre 15 e 20 minutos, agora leva apenas três minutos, e ainda mitiga o risco de contaminação”, explicou.

As informações vão para a nuvem e, com isso, é possível fazer coletas em terminais de ônibus ou qualquer outro espaço público, já que não depende de muitos recursos.

Os resultados são atualizados automaticamente no aplicativo tanto do médico quanto do paciente em tempo real. “E não tem risco de confundir o teste”, completou Dobes.

A Fundação CERTI pretende habilitar a funcionalidade da Iniciativa Covid-19 para empresas, de modo a rastrear a doença entre os colaboradores de uma companhia.

Vale dizer que a plataforma possui camadas de segurança, como criptografia, e atende `s normas da LGPD.

Outro ponto abordado do Dobes é que a plataforma é agnóstica e pode funcionar para outros tipos de aplicações, como para vacinas. “É uma integração a partir de APIs. Basta integrar ao laboratório”, explicou o diretor de convergência digital da CERTI. “Precisamos apenas fazer adaptações ‘look and feel’, ou seja, na aparência dos aplicativos”, disse.