Ilustração: La Mandarina Dibujos

Depois que o Gaispi (grupo que coordena as ações de liberação da faixa de 3,5 GHz para o 5G, entre outras atribuições) liberou a ativação do 5G na faixa de 3,5 GHz em 78 cidades de menor porte, o grupo contabilizou 140 municípios com carta branca para a ativação do 5G standalone; e, para completar, mais 7 mil antenas foram licenciadas. O avanço representa 38,5% da população brasileira – ou 82 milhões de pessoas que podem ser beneficiadas pela tecnologia de quinta geração móvel. No entanto, o benefício vai depender das ativações feitas pelas operadoras.

Em reunião do Gaispi nesta terça-feira, 24, os conselheiros decidiram que até o fim deste semestre, 1.610 cidades devem ter a faixa liberada.

As liberações seguem diretrizes do Edital do 5G e atendem municípios que já começaram a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku, com a instalação de kits receptores à população. Cerca de 25 mil famílias do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal já tiveram a instalação concluída.

Vale lembrar que o edital do 5G estipula datas limites para a ativação da rede de quinta geração móvel nos municípios de acordo com o seu número de habitantes e alguns compromissos estão programados para vencer somente a partir de 2025. Antecipar esta data depende da estratégia e das possibilidades de cada operadora.