O Oito, hub de inovação da Oi no Rio de Janeiro, abrirá um segundo ciclo de incubação de startups. De acordo com Pedro Abreu, diretor do projeto, há quatro novidades para a próxima etapa: desafios, com oportunidades de negócios e resolução de problemas para clientes da Oi; um começo de internacionalização com parceria técnica; o fato de não haver valor estabelecido para aporte financeiro nas startups incubadas; e cada novo entrante terá um diretor da Oi dedicado para sua mentoria.

Em conversa com Mobile Time durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), o executivo da operadora revelou que o hub começará seu processo de internacionalização. O Oito fechou acordo de cooperação técnica com um parceiro na América do Norte e outro na Europa. Contudo, não pôde revelar seus nomes pois faltam detalhes a serem acertados: “A ideia é abrir caminho para as startups do Oito fora do País”.

Sobre os desafios, a Oi buscará startups mais maduras que colaborem para melhorar a usabilidade de seus clientes, assim como as formas de pagamento e arrecadação, e que diminua as fricções no atendimento. Questionado sobre os tipos de desafios que as startups devem endereçar seus esforços, Abreu apontou principalmente necessidades em “usabilidade” e “operações que afetem a vida do cliente”.

Entre os exemplos de soluções que podem ajudar a desenvolver estão o auxílio ao cliente sem apoio do call center e o uso de realidade virtual nas lojas para experimentação de produtos. “Em uma empresa do tamanho da Oi, de proporção nacional, qualquer solução de um problema tem larga escala. Mas não podemos querer resolver tudo de uma vez”.

Vale lembrar, as sete startups selecionadas na primeira fase do Oito receberam aporte de até R$ 150 mil com possibilidade de venda de 10% de participação. No segundo ciclo, a negócio entre operadora e startup fica “livre”, e pode ser menor ou sequer envolver dinheiro, explicou o gestor do projeto.

As trilhas específicas de desafios e mais informações sobre a nova fase serão reveladas apenas na abertura das inscrições, em 16 de dezembro. O encerramento será em 16 de janeiro. Por enquanto, a companhia está aceitando o pré-cadastro das startups, que pode ser preenchido no site do Oito. Para se cadastrar, as startups devem ter um CNPJ.

No segundo ciclo do hub de inovação da operadora, a ABS entra como parceria do projeto ajudando na seleção das startups. O programa tem duração de nove meses e vai do pré-incubamento até a aceleração em si. Abreu, da Oi, disse ainda que a sua empresa pretende renovar a parceria com PUC-Rio que ajuda na coordenação, e, garantiu a continuidade de Rafael Dutton como consultor.