O banco espanhol CaixaBank está iniciando o que promete ser um dos maiores lançamentos comerciais de um serviço de pagamento móvel com NFC do mundo. Conseguiu juntar as três maiores operadoras da Espanha (Telefônica, Vodafone e Orange) e a Visa na criação de carteiras eletrônicas que trarão seus diversos cartões embarcados para que o celular substituta na prática as versões em plástico. Uma rede com 350 mil máquinas de POS já foram adaptadas para aceitar pagamento por NFC no país, assim como mais de 1 milhão de caixas eletrônicos do CaixaBank. Com essas parcerias, o banco espera ser capaz de atingir 80% dos consumidores espanhóis. O serviço funcionará com todos os tipos de cartões emitidos pelo banco, desde os tradicionais de crédito, até os pré-pagos. Os detalhes foram revelados pelo diretor de mobilidade do banco, Jordi Guaus, durante o Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, nesta segunda-feira, 24.

Por enquanto está em andamento um teste com funcionários das empresas envolvidas.  O soft launch começará nas próximas semanas e o lançamento final virá antes do verão europeu deste ano. Os passos seguintes consistirão em testar outros caminhos, como elemento seguro eletrônico; fechar novas parcerias internacionais, como com Mastercard; e portar todos os cartões do banco para dentro do celular, disse Guaus.

Brasil

No mesmo painel sobre NFC em Barcelona, o Brasil foi citado como um exemplo internacional, por conta da adaptação de cerca de 1 milhão de pontos de acesso para o funcionamento com essa tecnologia. A menção foi feita por Sam Shrauger, diretor da Visa, em sua palestra, na qual mencionou também o sucesso do NFC em Singapura e no Canadá.