Há poucas semanas, Mobile Time publicou matéria sobre a Pundi X, startup sediada em Cingapura que está desenvolvendo o primeiro smartphone que realiza chamadas e envia mensagens através de uma rede blockchain, o XPhone. Os nodes da rede são máquinas de POS e os próprios smartphones.

Com o objetivo de popularizar o uso do blockchain, a empresa desenvolveu agora um protótipo de um aplicativo de táxi cuja comunicação acontece através dessa rede blockchain. Ou seja, a solicitação de uma corrida não passa por um servidor central, como acontece com Uber, 99 ou qualquer outro app de transporte. Em vez disso, trafega por alguns nós da rede blockchain até chegar ao smartphone do motorista de táxi. Ou seja, é uma arquitetura descentralizada, e nenhum servidor central guarda a informação sobre quem pediu uma corrida, nem para onde foi ou com quem foi.

Demonstração do app de táxi por blockchain da Pundi X

A Pundi X tem um SDK disponível para outros desenvolvedores que queiram usar sua rede blockchain para a comunicação de seus apps.

A solução foi demonstrada durante o ShowStoppers, eventos que precede o Mobile World Congress, em Barcelona, neste domingo, 25.