O Twitter (Android, iOS) anunciou que bloqueará as notícias falsas do 5G relacionadas à proliferação do novo coronavírus. No perfil Twitter Safety da rede social, a companhia informou que adotou a diretriz de publicações não verificadas que possam “incitar pessoas em atividades danosas, que podem liderar a destruição ou danos à infraestrutura 5G, ou que podem guiar ao pânico generalizado, distúrbio social e desordem em larga escala”.

https://publish.twitter.com/?url=https://twitter.com/TwitterSafety/status/1253044659175034880

Na prática, em seu blog, o Twitter deixa claro que publicações consideradas danosas contra o 5G “podem ser consideradas uma violação” de suas políticas. Como exemplo de mensagem que fere as regras da plataforma, a empresa cita a seguinte fake news: “5G causa coronavírus – saia e destrua torres de celular na sua vizinhança”.

Vale lembrar, o governo do Reino Unido registrou diversas depredações às antenas de 5G no começo de abril. A ação fez com que o Departamento de Cultura, Mídia e Esportes do país publicasse um artigo para informar que tratava-se de uma notícia falsa sobre a quinta geração da Internet móvel.