Uma das prioridades do Itaú este ano é aumentar o uso de cartões virtuais e de carteiras digitais (Samsung Pay, Apple Pay, Google Pay etc), pois ambos garantem maior segurança nas transações, reduzindo o índice de fraudes. Em pagamentos presenciais, o ideal é usar uma das carteiras digitais, em pagamentos por aproximação, pois no processo de adição do cartão o número deste é tokenizado. Nas compras online, o melhor é usar um cartão virtual, evitando a exposição do número do cartão de plástico, explica Mario Miguel, diretor de cartões e pagamentos do Itaú, em conversa com Mobile Time.

“O crescimento no uso de  cartão virtual é diretamente proporcional à queda de fraudes. Quanto menos plástico exposto no mercado, melhor pra todo mundo”, diz o executivo.

Em um ano, o uso de cartões virtuais do Itaú cresceu 103% e respondeu por 22% do valor transacionado com cartões do banco no primeiro trimestre de 2023.

Para aumentar ainda mais a utilização de cartões virtuais, o Itaú está investindo no aperfeiçoamento da jornada, para torná-la mais fluida e amigável. Uma das novidades em estudo é incluir no app uma funcionalidade para o correntista avisar antes de fazer uma compra atípica de alto valor – uma dinâmica similar àquela de quando se desbloqueia um cartão para uso no exterior. “No futuro queremos combinar isso com inteligência artificial, de forma a ter mais segurança dando menos trabalho ao usuário”, prevê.

Aproximação

No primeiro trimestre de 2023, 44% das transações presenciais com cartões do Itaú foram feitas por aproximação. Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre de 2021, essa tecnologia respondeu por apenas 7% dessas transações. “A pandemia acelerou bastante os pagamentos por aproximação e esse comportamento se manteve depois (do fim da pandemia). Ou seja, não foi algo temporário”, analisa. A expectativa do diretor do Itaú é de que os pagamentos por aproximação superem 50% do total este ano.