Imagine que o sistema de um determinado banco está fora do ar. O responsável, dentro do banco, pega seu celular, entra no aplicativo YamanOnCall e aperta um botão. Em segundos, uma equipe interna da Yaman é acionada para resolver o problema do seu cliente, já sabendo do que se trata. Essa é a proposta do app desenvolvido pela empresa especializada em soluções e serviços de tecnologia.

A ideia inicial, ao criar o app, era agilizar o atendimento e melhorar a experiência do cliente da Yaman. “A gente preza muito pela qualidade de atendimento, desde o acesso que ele tem a gente, até a entrega do produto final. Isso está no meu DNA empreendedor”, diz o CEO da Yaman, Andrey Coelho. Liberado há dois meses, o aplicativo está em fase beta e assim permanecerá. “Somos ‘beta always’, ou seja, sempre vamos aprimorar uma coisa aqui ou ali”, explica. Os retornos têm sido muito positivos e Coelho quer incluí-lo entre os aplicativos oferecidos em sua futura empresa de softwares, que ainda pensa em abrir.

“Sim, pode ser um produto vendável para outras empresas. Nós resolvemos problemas na área de tecnologia. Se o nosso cliente precisa ligar para um telefone, ele quer achar a pessoa certa, mas isso pode levar um tempo. O cliente quer uma resolução imediata. Ele quer voltar seu serviço para o ar e o aplicativo leva rapidez para ele.”

A inspiração veio com o dash button, da Tide, marca de sabão em pó, onde basta apertar o botão que o produto é pedido e chega rapidamente em casa. O dash button, inclusive, virou uma febre na Amazon, que os vende para diferentes funcionalidades, atualmente.

Ao apertar o botão, o time responsável por atender aquele cliente é acionado via e-mail, SMS e WhatsApp. Assim, uma pessoa entra em contato com o cliente já sabendo qual emergência precisa resolver.

PWA

A tecnologia do app é estruturada com base no modelo de arquitetura web chamado Progressive Web Application (PWA), originando um tipo de aplicativo progressivo. À medida que o cliente interage, o app adquire a performance e as funções de um aplicativo nativo, com notificações, uso off-line, geolocalização etc., sem a necessidade de fazer downloads.

O YamanOnCall está disponível para os clientes da Yaman de forma gratuita, por enquanto. “Hoje é um diferencial competitivo”, diz Coelho. A ferramenta é usada por cerca de 10 grandes clientes da empresa.