Jack Dorsey

Jack Dorsey, então CEO do Twitter, durante seu depoimento em videoconferência para o congresso norte-americano, em março de 2021

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, confirmou sua saída do comando da empresa nesta segunda-feira, 29. Os primeiros rumores foram veiculados pelo noticiário norte-americano no começo desta manhã e, na sequência, o próprio Dorsey publicou a carta em seu perfil no Twitter, confirmando os rumores.

No documento endereçado aos funcionários da empresa, Dorsey afirmou que foram três os motivos para sair da empresa após 16 anos:

  • o fato de o atual CTO, Parag Agrawal, se tornar o novo CEO;
  • A entrada de Brett Taylor para o conselho da empresa;
  • e porque o novo CEO é alguém que está desde o começo do Twitter.

Esta foi a segunda passagem do executivo como CEO do Twitter: antes foi cofundador, conselheiro e presidente do conselho.

Rei morto, rei posto

Embora Dorsey tenha relatado que está saindo em seus próprios termos, os veículos internacionais dizem que não foi bem assim. De acordo com o New York Times, o conselho de administração e funcionários de alto escalão do Twitter vinham demonstrando descontentamento com a gestão do CEO, que acumulava o comando do Twitter com sua outra empresa, a fintech Square.

Gastando boa parte de seu tempo e energia na empresa de pagamentos, um dos principais investidores da rede social, Eliott Management, de Paul Singer, teria dado um ultimato para Dorsey: Twitter ou Square.

Agora, Dorsey seguirá no conselho do Twitter. De sua gestão ficam marcas recentes como:

A saída foi bem-vista pelo mercado, uma vez que as ações estão em alta de 2% e, às 13h25 desta segunda-feira, estavam sendo negociadas a US$ 48, mas chegaram a operar em alta de 10%.

Novo CEO

Formado em engenharia e ciência da computação pelo Indian Institute of Technology de Bombaim e doutor em ciência da computação pela Stanford University, Agrawal acumula passagens como pesquisador por Microsoft, Yahoo! e AT&T. Há dez anos no Twitter, o executivo foi engenheiro de software antes de se tornar CTO.