O otimismo no mundo das plataformas conversacionais – com empresas expandindo, fazendo fusões e aquisições e escalando – poderia ser um sinal de alerta para o desenvolvimento de uma possível bolha. Mas a maior parte dos executivos do primeiro painel do Super Bots Experience, evento organizado por Mobile Time que teve início nesta terça-feira, 24, descartam essa possibilidade.

“Não tem bolha. O mundo amadureceu e aprendeu a ver o mercado de tecnologia. As conversas de valuation são claras no mercado e no médio e longo prazo o mercado vai gerar muito caixa”, resume Roberto Oliveira, CEO da Take Blip.

Para Beerud Sheth, CEO da Gupshup, o interessante de qualquer nova onda tecnológica é que as coisas boas e ruins acontecem ao mesmo tempo e houve um aprendizado com as inovações tecnológicas que aconteceram nas décadas de 1980 e 90.

Seth lembrou da bolha que se formou nas décadas de 1980 e 90 que, apesar de ter sido grande e com muitas empresas quebrando, fez o mercado amadurecer. “Foi uma bolha enorme, mas que nos levou ao Google, Netscape, Amazon e tantas outras empresas. As tecnologias vieram de investimentos massivos. Foi ótimo, mas houve excesso. Hoje, sabemos que é preciso investir com cuidado, fazer o negócio funcionar, crescer e escalar. Mas não acredito que o mercado de bots esteja numa bolha. Se agrega valor ao cliente, terá sucesso”, analisa.

Eduardo Endo, head de bots da Mutant, acredita que, para escapar da bolha é preciso ir além do segmento de atendimento ao cliente, onde, em sua opinião, o mercado pode saturar. A solução para as empresas é se reposicionar, se inserir em um outro nicho, como o mercado de pagamentos, transações e marketplace. “Aí, sim, acredito que há expansão. Apenas em atendimento, segmento que começou e que talvez ainda tenha mercado, talvez a bolha estoure. Há muita concorrência”, explica.

Super Bots Experience

A 7ª edição do Super Bots Experience, maior evento sobre o mercado brasileiro de chatbots, voice bots e inteligência artificial, começa nesta terça-feira, 24 e segue até sexta-feira, 27. Ao longo de quatro dias de programação com transmissão online, 55 executivos e especialistas participarão de painéis e palestras para debater as mais importantes tendências dessas tecnologias. Entre os participantes confirmados na agenda do evento há mais de 20 executivos C-level e fundadores de empresas.

O evento tem painéis sobre chat commerce; regulamentação de IA; consolidação do mercado brasileiro de bots; a evolução dos voice bots; novos canais para bots; e o WhatsApp como berço para startups; além de 15 palestras especiais e 10 cases. A programação completa e mais informações sobre compra de ingressos estão disponíveis em www.botsexperience.com.br ou com a equipe de eventos do Mobile Time: [email protected] / 11-96619-5888 / 11-3138-4619 (WhatsApp).