bots

Participantes do primeiro painel do Super Bots Experience

A América Latina é um dos principais mercados para o segmento de bots e plataformas conversacionais. Para os participantes do painel “Fusões, aquisições, IPOs e rodadas de investimento no mercado brasileiro de bots”, que abriu o Super Bots Experience nesta terça-feira, 24, a pandemia foi um desses fatores. Mas não o único. Inovações e adoção do WhatsApp contribuem para o aquecimento do mercado na região.

“A pandemia tem sido bem difícil, mas ela forçou empresas e consumidores a migrarem seu comportamento de fora da Internet para o online. Os negócios cresceram muito em nuvem, bots etc. Há também muita inovação acontecendo nesse espaço de mensagens e bots. Ferramentas como APIs, WhatsApp, tecnologia de chat cresceram muito. Acredito nesses dois fatores: mudança para transações online e desenvolvimento de tecnologia”, resumiu Beerud Sheth, fundador e CEO, Gupshup.

Eduardo Endo, head de bots da Mutant, também enxerga o confinamento por conta do novo coronavírus como um dos fatores de aceleração dos bots. “O mercado (de bots) está crescendo no mundo inteiro. O mundo vê o robô como uma solução para alavancar atendimento”, resume o executivo da Mutant.

Eduardo Henrique, CEO para América Latina da Sinch, acredita que o mercado vive uma grande onda de inovação e oportunidades, assim como aconteceu no passado quando surgiu a web e depois os smartphones. “As plataformas conversacionais são uma nova mega trend e é uma onda que está apenas no começo. A América Latina está atrás apenas da China”, comentou o executivo, que citou a onipresença do WhatsApp como um dos fatores que favorece o desenvolvimento do mercado brasileiro.

bots

Roberto Oliveira, CEO da Take Blip, concorda: ele acredita que a América Latina, em especial o Brasil, está à frente quando se trata de plataformas conversacionais por conta do sucesso do WhatsApp na região. “Estamos na frente na comparação com Europa e Estados Unidos por conta do fator WhatsApp. Pegamos essa plataforma de mensageria e a transformamos em plataforma transacional. E isso é olhar para frente. E o investidor está olhando para a frente também. Nós (empresas de bots) conseguimos entregar altas taxas de crescimento. Isso atrai os investidores. E na América Latina o mercado está superaquecido com muitos unicórnios. A região virou um atrativo para o setor de tecnologia e o nosso setor é a grande tendência, entregando taxas de crescimento maiores do que de outros segmentos”, explica Oliveira.

Super Bots Experience

A 7ª edição do Super Bots Experience, maior evento sobre o mercado brasileiro de chatbots, voice bots e inteligência artificial, começa nesta terça-feira, 24 e segue até sexta-feira, 27. Ao longo de quatro dias de programação com transmissão online, 55 executivos e especialistas participarão de painéis e palestras para debater as mais importantes tendências dessas tecnologias. Entre os participantes confirmados na agenda do evento há mais de 20 executivos C-level e fundadores de empresas. 

O evento tem painéis sobre chat commerce; regulamentação de IA; consolidação do mercado brasileiro de bots; a evolução dos voice bots; novos canais para bots; e o WhatsApp como berço para startups; além de 15 palestras especiais e 10 cases. A programação completa e mais informações sobre compra de ingressos estão disponíveis em www.botsexperience.com.br ou com a equipe de eventos do Mobile Time: [email protected] / 11-96619-5888 / 11-3138-4619 (WhatsApp).