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Ilustração: Cecília Marins

Atualmente, existem mais de 500 milhões de usuários globais de RCS, segundo Tathiana Adam, gerente de desenvolvimento de negócios, comunicações, produtos e parcerias do Google na América Latina. Ela compartilhou o dado em painel do MEF Latam, evento realizado em São Paulo, nesta quarta-feira, 24.

Na visão de Adam, os consumidores aprenderam a ignorar a grande quantidade de mensagens – muitas vezes sem relevância para eles – que recebem todos os dias de empresas, por meio de diversos canais, como WhatsApp, e-mail e SMS. Isso tem tornado o engajamento com os clientes mais difícil. Para ela, a nova tecnologia pode ajudar a mudar esse cenário.

“O RCS tem o potencial de você entregar uma comunicação com mais qualidade para o consumidor, no momento que ele precisa. E é um canal ativo, onde toda a jornada do consumidor consegue ocorrer dentro daquele bot. É uma oportunidade para as marcas começarem a testar o canal”, afirmou.

Operadoras

Um dos participantes do painel, Gabriel Portugal, head de publicidade da Claro, disse que a companhia está incentivando a utilização do RCS como meio de comunicação com seus clientes. “A gente vê o futuro do RCS como um canal que pode até assumir esse protagonismo na hora do relacionamento”, disse.

Outra estratégia que vem sendo colocada em prática pela operadora é dar continuidade à jornada do cliente com uso do RCS. Usuários que tenham deixado carrinhos de compras em aberto no marketplace da Claro, por exemplo, podem ser contatados por RCS para finalizar o pedido. Outros cases da operadora envolvem parceiros externos, como a Galera Bet, plataforma de apostas que usou a tecnologia para divulgação, junto à Claro.

Com testes realizados pela operadora, o head de publicidade contou que a companhia passou a enxergar o RCS mais do que como um canal de relacionamento, e sim como uma nova forma de aquisição. Utilizando informações sobre seus clientes, é possível segmentar perfis e realizar campanhas para grupos específicos, como torcedores de times, um dado que a operadora tem à disposição.

“Acho que essa parte de interatividade que o RCS traz, de chatbot, dá uma possibilidade muito grande. Essa é uma solução que dá para atender diversos casos de uso, seja de vendas, de atendimento ou mesmo de aumentos de produtividade”, disse Leonardo Kenji, gerente de performance comercial sênior da Vivo, que participou do painel. “Para o próximo ano, tem um potencial muito grande de adesão aqui no Brasil.”