As escolinhas de futebol do Corinthians, do Flamengo e do Ronaldinho Gaúcho estão prestes a adotar um sistema de gestão financeira e de metodologia de ensino criado por uma startup carioca, a Genesis Training, incubada no Oito, hub de inovação e empreendedorismo da Oi, no Rio de Janeiro.

A solução permite que os gestores de uma rede de franquias controlem todo o processo de aprendizado, descrevendo os exercícios a serem feitos e definindo sua ordem. São incluídos até vídeos em 3D para demonstrar as atividades. A solução traz 200 exercícios pré-carregados, mas cada rede de franquias pode adicionar os seus. O objetivo é padronizar o ensino de cada escolinha, garantindo uma orientação adequada para os professores e a mesma qualidade em todas as unidades da rede.

Através de um painel na web, o gestor de cada rede consegue ver como estão suas unidades, analisando informações como quantidade de alunos, taxa de ocupação etc. Também é possível administrar tarefas financeiras, incluindo a venda de material, através de um módulo de comércio eletrônico.

Um tablet é entregue em cada unidade da rede. Nele, os professores podem acompanhar as atividades que devem realizar em cada aula, preencher a lista de presença e conferir notas de desempenho aos alunos. O scout fica disponível depois na forma de relatórios para os pais.

Por fim, os responsáveis também conseguem acessar o sistema na web, onde podem ver as atividades previstas para as aulas, verificar o desempenho do seus filhos e realizar pagamentos.

Sidnei Loureiro e João Tuma, sócios-fundadores da Genesis Training

“A integração entre a parte financeira e o controle da metodologia de ensino é o nosso diferencial no mercado”, relata Sidnei Loureiro, um dos fundadores da Genesis Training. A proposta é que o sistema seja adotado também em escolinhas de outros esportes. Há conversas em andamento para a sua utilização no ensino de vôlei, por exemplo.

Loureiro tem experiência em futebol. Fez parte da comissão técnica do Botafogo e de outros clubes e fez o curso de formação de treinadores da UEFA, na Europa. Agora, vive a experiência de ser um empreendedor. “Estou aprendendo muito sobre tecnologia, inovação e sobre o mundo de negócios aqui com a Oi”, comenta. O fato de sua startup ter sido selecionada para fazer parte do Oito é visto como um selo de qualidade que abre as portas no mercado, diz. “Ganhamos credibilidade, mas também carregamos uma responsabilidade grande”, comenta Loureiro.

Mobile Time foi convidado para conhecer as instalações do Oito e teve a oportunidade de entrevistar algumas das startups que estão incubadas no hub. Esta é a primeira de uma série de matérias sobre o Oito.