A Central Única das Favelas (CUFA) começou a distribuir chips SIMcard com franquia de dados gratuita para mães e a instalar pontos de rede Wi-Fi em três grandes comunidades brasileiras. Batizado de Mães da Favela On, o projeto começou nesta quinta-feira, 24, nas comunidades da Rocinha (Rio de Janeiro), de Heliópolis (São Paulo) e de Brasilândia (São Paulo). O objetivo da ação é instalar outros pontos de rede sem fio, totalizando 150 comunidades de todo o Brasil, além de distribuir 500 mil chips de telefonia para as mães. A iniciativa deve levar conectividade para mais de 2 milhões de pessoas até julho de 2021.

A ação tem parcerias com TIM, PicPay, TikTok, O Boticário, VR Benefícios, Península Participações, Volvo, Comunidade Door e Santander, além das fundações Tide Setúbal e Casas Bahia e dos institutos Humanize e Galo da Manhã. Os chips são da Alô Social Celular, que faz parte da Favela Holding, cujo CEO é o Celso Athayde, diretor geral da CUFA.

O projeto tem ainda conteúdos de educação e empreendedorismo.

A conectividade de Internet celular é provida pela Alô Social Celular com a TIM. O Wi-Fi será instalado e gerido pela Comunidade Door. Por sua vez, o conteúdo será administrado e chancelado pela Unesco.

TIM e CUFA foram procuradas por Mobile Time para esclarecer mais detalhes do projeto, como amplitude, alguns exemplos de comunidades fora do eixo Rio-SP e características técnicas. Mas não responderam até o final desta reportagem.