A Enterp Mobile (Android, iOS) é a mais nova operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) do Grupo Dry. Criada em conjunto com o Clube Empreendedor Brasil, sua área de atuação é o estado do Rio de Janeiro e tem como meta alcançar 10 mil linhas ativas até o final deste ano e até 40 mil no final de 2021. Em conversa com Mobile Time, Ronaldo Yoshida, diretor de estratégias e novos negócios da Dry, explicou que a expectativa inicial era atingir 25 mil linhas ainda neste ano, mas o lançamento da operadora virtual foi adiado do meio do ano para o começo de outubro por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Essa meta tem como base os seguidores e associados do Clube Empreendedor. Se pegarmos como exemplo o São Paulo Futebol Clube, que possui 16 milhões de torcedores, sem esforço, nós atingimos 4% a 5% da base”, disse Yoshida. “Temos um programa mais agressivo. Quando você coloca os benefícios de forma clara, é difícil a pessoa não aderir. Aprendemos a nos comunicar com esse público (pré-pago) e conseguimos ter as adesões”.

O executivo da Dry explicou que a aproximação com o Clube deu-se pelo avanço dos projetos com os times de futebol do Rio de Janeiro e com os de operadoras na Rocinha e na Mangueira: “Com essa proximidade surgiu a ideia de montar um chip de celular voltado ao empreendedor do Rio de Janeiro”, completou.

O modelo da Enterp é similar a de outras MVNOs que a Dry possui – com a operadora credenciada à rede da Surf, que, por sua vez, usa a rede da TIM. O público-alvo da operadora móvel virtual são os empreendedores – de pequeno porte e MEIs – associados ao Clube dos Empreendedores no Rio de Janeiro. Em seu começo, a Enterp oferece benefícios do Clube e pacotes pré-pagos de: 1,5 GB de franquia e 60 minutos de ligação por R$ 25; 3 GB e 100 minutos de ligação por R$ 30; 5 GB de Internet e ligação ilimitada por R$ 40; 9 GB e ligação ilimitada por R$ 50; e 15 GB e ligação ilimitada por R$ 75.

Os planos duram um mês e o usuário pode acumular os dados que não forem usados. Pelo seu app, a Enterp Mobile permite ainda: realizar a recarga do chip; consultar seu saldo de voz (minutos); consultar seu saldo da franquia; saber a data de validade do pacote; acompanhar o histórico das recargas realizadas e o histórico detalhado do uso de dados, voz e SMS.

Além disso, a Enterp Mobile é uma das primeiras MVNOs a ter serviço de atendimento automatizado, o bot Call. Yoshida explicou que a pioneira nesse serviço foi a MVNO do Santos FC. O executivo ainda garante que todas as operadoras móveis virtuais do grupo terão um chatbot.

Outras MVNOs

Em conversa com esta publicação na manhã desta quarta-feira, 21, o executivo da Dry afirmou que outros projetos estão no cronograma da empresa. Com a Faculdade Faveni (ES), uma nova operação móvel funcionará a partir de 16 de novembro: “Serão 50 mil chips em novembro para estudantes e mais 50 mil em dezembro para alunos entrantes no primeiro semestre de 2021. Mas não é só o chip, é um programa de tecnologia e de inovação da faculdade”, disse sem entrar em detalhes.

Outra novidade adiantada por Yoshida é o avanço do projeto de conectividade da CUFA com a Alo Social. Ao menos 180 mil chips SIMcards foram distribuídos nesta semana. Até o final de novembro, a expectativa é de que o projeto tenha 270 mil pessoas conectadas nas comunidades. E, em dezembro, mais 100 mil chips serão disponibilizados em uma ação especial.