A MVNO Links Field anunciou nesta quarta-feira, 24, o lançamento de seu eSIM SGP.32, certificado pela GSMA. A solução permite comunicação máquina a máquina (M2M) em larga escala para alavancar a internet das coisas, além de eliminar a dependência e o envio de chips físicos (SIMCard). A ativação e o gerenciamento de serviços de telecomunicações podem ser remotos.
De acordo com a Links Field, o eSIM SGP.32 tem especial apelo em dispositivos IoT sem telas ou câmeras, como sensores, rastreadores, vestíveis, automóveis e equipamentos industriais.
A solução armazena e gerencia perfis de operadora de maneira segura dentro do dispositivo graças ao eUICC (Embedded Universal Integrated Circuit Card). E a comunicação entre o eUICC e os servidores de provisionamento remoto é facilitada pelo IPA (IoT Profile Assistant). Outro componente disponível é o eIM (eSIM IoT Remote Manager), que faz o download, a autenticação e a segurança dos perfis. E, por fim, quem prepara e entrega os perfis de operadoras é o SM-DP+.
Entre as vantagens destacadas pela empresa sobre o eSIM SGP.32 estão:
– permitir que as empresas operem em escala global;
– reduzir despesas operacionais e permitir maior agilidade na distribuição global.
– impedir a remoção física do chip;
– possibilitar o bloqueio remoto do dispositivo;
– reduzir materiais descartáveis;
– flexibilizar o ativar e o desativar serviços de maneira remota
Outro ponto do eSIM é o fim do roaming nacional por ele se conectar automaticamente a perfis locais.
A Links Field aposta que o uso do chip virtual acontecerá em especial na indústria automotiva, na saúde, em utilities, cidades inteligentes e meios de pagamento (em máquinas POS).
Vale lembrar que na última terça-feira, 23, a NLT Telecom e floLIVE lançaram o mesmo eSIM para IoT com TNS na América Latina.