Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time

No mercado de operadoras móveis virtuais (MVNOs) existe a figura do habilitador, que atende pela sigla em inglês MVNE. Trata-se de uma empresa que oferece as plataformas, as conexões e as licenças necessárias para que outros lancem suas operadoras móveis virtuais. Entre os exemplos mais conhecidos de MVNE no Brasil estão a Surf Telecom e a Telecall. Pois agora a Telesys quer levar esse conceito de habilitador para o mercado de redes privativas móveis. A empresa quer ser uma “mobile private network enabler”, ou MPNE, diz seu sócio-fundador, Marco Szili, em conversa com Mobile Time.

“Da mesma maneira que tem MVNEs para MVNOs, eu quero ser um MPNE, um enabler de rede privativa móvel. Não quero concorrer com integrador, mas quero dar para ele toda uma base para a instalação de redes”, explica Szili.

A Telesys distribui no Brasil os equipamentos da chinesa Baicells, incluindo small cells que podem ser usadas em projetos de redes privativas móveis. Também pode oferecer o core da rede, tanto on-premise quanto na nuvem.

“Estamos bem posicionados por três motivos: 1) temos equipamentos com preço muito competitivo e de qualidade; 2) teremos lançamentos em uma velocidade que vai atender as necessidades do mercado; 3) vamos prestar um serviço muito bom para quem quer fazer uma rede privativa e não tem estrutura hoje”, argumenta o executivo.

A Telesys está otimista quanto ao potencial do mercado brasileiro para redes privativas móveis. A corrida por transformação digital em várias verticais passa pela necessidade de conectividade, o que deve alavancar projetos de redes privativas, aposta. E o Brasil está preparado para atender a essa demanda porque há um variado cardápio de frequências à disposição para essa finalidade, além de small cells à venda com preços acessíveis, diz Szili.

Enquanto as operadoras tradicionais vão se concentrar no atendimento a grandes empresas, a Telesys como MPNE poderá conquistar mercado junto ao segmento de pequenas e médias. “O modelo das operadoras atende empresas grandes, mas não as pequenos e médios. O modelo das teles é baseado no trafego. Então, se o tráfego é pequeno, a conta não fecha”, argumenta.

MPN Fórum

Szili fará uma palestra sobre o papel das small cells no desenvolvimento de redes privativas móveis durante a segunda edição do MPN Fórum, evento organizado por Mobile Time que acontecerá no dia 29 de novembro, no WTC, em São Paulo. A agenda completa e mais informações estão disponíveis em www.mpnforum.com.br