A operadora regional iez! telecom, focada em cidades pequenas no interior do Brasil, firmou parceria estratégica com a Highline, empresa de infraestrutura compartilhada de telecomunicações, para locação de espaço destinado à instalação de seus equipamentos em pelo menos 1 mil torres, nesta última quarta-feira, 24. Apesar de não divulgarem o valor exato do contrato, especialistas do mercado estimam investimento acima de R$ 300 milhões por parte da operadora.

O objetivo é acelerar a implantação da rede 5G para poder oferecer produtos como banda larga fixa sem fio (FWA) para consumidores do varejo (B2C), empresas (B2B) e serviços móveis, além de serviços para rede pública e escolas. Em relação às redes privativas, a oferta também fará parte do escopo.

Sendo uma das ganhadoras da licença regional de quinta geração nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, a companhia tem obrigação de cobertura em 777 cidades que possuem menos de 30 mil habitantes, sendo que 25% delas em 2026; 25% em 2027; 25%, em 2028 e o restante até 2029. Com a parceria, a operadora antecipa dois anos para o cumprimento de suas obrigações.

De acordo com o Anderson Ferreira, gerente de Novos Negócios da iez!, a proposta da rede 5G da operadora é interiorizar o acesso e promover a inclusão digital nas cidades menores. “Temos outorga para emissão do sinal 5G em todas as cidades dos três estados, o que inclui as grandes cidades, mas, a princípio, estamos focados no interior para garantir que as pequenas cidades compartilhem dos mesmos benefícios que as capitais”, afirma, em entrevista a Mobile Time.

Sobre o futuro do FWA, Ferreira acredita que, “como toda nova tecnologia, precisa de um tempo de maturidade. Acreditamos no tempo como curva de adoção do produto”.