RCS

Até agora 29% dos usuários brasileiros afirmam que já receberam um “SMS com imagem, vídeo ou áudio dentro da mensagem”. Esta foi a forma encontrada pela nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria para tentar medir a utilização do RCS (Rich Communications Services), já que a sigla em si é desconhecida do grande público. 51% dos brasileiros disseram que nunca receberam e 20% não se lembram.

O RCS é tido como a evolução do SMS. Trata-se de um padrão de mensageria nativo das operadoras móveis que permite estabelecer uma conversa multimídia com experiência similar àquela dos apps de mensageria, com a possibilidade de troca de imagens, vídeos e áudios. Todas as quatro operadoras móveis brasileiras já implementaram o RCS e lançaram ofertas de preço para mensagens A2P. Mas o serviço ainda não engrenou porque depende da atualização dos apps de SMS nos smartphones Android. Além disso, o RCS não funciona em iPhones.

A maioria das campanhas feitas até agora foram criadas pelas próprias operadoras para vender serviços de valor agregado. Houve também algumas de utilidade pública, como o incentivo à vacinação.

O SMS, por sua vez, continua sendo utilizado principalmente para o envio de notificações por empresas aos seus consumidores, mas não para conversas entre pessoas, papel que hoje cabe aos apps over the top (OTT), como WhatsApp e Telegram. 49% dos entrevistados afirmam receber mensagens de texto todo dia ou quase todo dia, enquanto apenas 7% enviam mensagens de texto com essa frequência.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel entrevistou 2.107 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório está disponível para download gratuito em português e inglês aqui.