O volume mundial de downloads de games para smartphones e tablets vai mais que triplicar entre 2012 e 2017, passando de 21 para 64,1 bilhões, segundo projeção da Juniper Research. Desse total, apenas 7% serão pagos (o resto adotará o modelo bancado por publicidade ou freemium, com vendas in-app). Os chamados "jogos casuais" representarão metade dos títulos baixados em 2017. Entre as razões para esse crescimento estão a maior variedade de títulos gratuitos, a sofisticação dos devices e a popularização dos smartphones. As projeções fazem parte do relatório "Mobile & tablet games: discovery, in-app pruchases e advertising", publicado esta semana para Juniper Research.

O relatório destaca que o aumento da memória interna dos dispositivos também vai contribuir para o crescimento no número de downloads, assim como a própria sofisticação dos jogos, com a chegada de mais títulos multiplayer com processamento na nuvem.

O analista Siân Rowlands, autor do relatório, afirma que os tablets estão se tornando a principal plataforma de jogos para um público de meia-idade, que consumiu muitas horas da sua adolescência com videogames e agora, estando empregados e com filhos, redescobrem nos tablets o prazer de jogar dentro do seu parco tempo livre. Rowlands não acredita que o mercado de games móveis vá destruir o segmento de videogames portáteis, como o Nintendo 3DS e o Wii U, mas diz que um impacto negativo é inegável.