Os jogos móveis vão responder por 60% da receita mundial com games eletrônicos em 2019, prevê a consultoria App Annie. O segmento móvel vem ganhando participação a cada ano. Conforme já havia sido noticiado, para este ano de 2018 a previsão é de que pela primeira vez os jogos móveis superem metade da receita mundial, alcançando 51% do faturamento.

De acordo com os analistas da App Annie, o aumento da receita será puxado por duas categorias antagônicas de games: os jogos multiplayer de estratégia em tempo real e os jogos casuais. Neste ano de 2018, o sucesso de Fortnite e PUBG, aliado à melhoria na performance dos smartphones, contribuiu para o aumento da popularidade dos jogos móveis de estratégia em tempo real. Os desenvolvedores estão sendo atraídos para o mundo móvel em razão da grande massa de jogadores presentes nele, muito maior que aqueles com PCs. Os jogos casuais, por sua vez, oferecem acesso a uma base ainda maior de usuários, a maioria fora do perfil tradicional de “gamer”. Embora a receita por jogador em games casuais seja menor, o tamanho da base compensa, vide o sucesso de Candy Crush Saga.

Lojas de aplicativos

Ao todo, a App Annie projeta que as lojas de aplicativos vão gerar US$ 122 bilhões em receita no mundo em 2019. E 75% desse montante virá de jogos. Embora ainda liderem em receita, a participação dos games dentro do faturamento das lojas de aplicativos está caindo gradativamente. A receita de apps que não são jogos vem crescendo a uma velocidade duas vezes maior, informa a companhia.