A Letônia anunciou o lançamento de um aplicativo usando a API desenvolvida por Apple e Google para ajudar no rastreamento do novo coronavírus. O aplicativo Apturi Covid (Stop Covid) do país é baseado na tecnologia lançada no último dia 20 de maio pelas empresas.

De acordo com um comunicado das empresas publicado pela agência de notícias Reuters, os desenvolvedores acreditam a solução garantirá ampla adoção e também compatibilidade ao longo do tempo com aplicativos de rastreamento de contatos em todo o mundo, que também devem adotar a mesma estrutura de notificação de exposição.

O aplicativo funcionaria apenas dentro da nação báltica de quase 2 milhões de pessoas.

Outros países

De acordo com a Reuters, outros países estariam em vias de lançar um app com a API de Apple e Google. Assim, além da Letônia, Alemanha, Suíça e Estônia estariam trabalhando para tornar possível que seus aplicativos nacionais ‘conversem’ entre si através das fronteiras. Essa interoperabilidade permitiria que um aplicativo funcionasse quando um usuário viajasse para o exterior, dando aos governos maior confiança para facilitar as restrições de viagem sem desencadear uma segunda onda da pandemia.