O Uruguai inseriu recentemente a API de Notificação a Exposição desenvolvida por Apple e Google em seu aplicativo Coronavírus UY (Android, iOS), tornando-se o primeiro país da América Latina a adotar a solução de rastreamento de contato. A Interface de Programação de Aplicativos foi projetada para informar às pessoas de uma possível exposição a outros indivíduos que confirmaram estarem com Covid-19.

O Coronavírus UY está integrado a um sistema de centralização dos casos de Covid-19, possibilitando tanto o monitoramento das pessoas quanto o atendimento dos suspeitos e vetores de transmissão. Esse sistema também foi conectado a diferentes canais de comunicação com a população uruguaia.

O usuário deve informar no app caso esteja comprovadamente infectado pela doença. Mas o sistema uruguaio também conta com mecanismo de autoavaliação para o novo coronavírus, que inclui a funcionalidade de telemedicina.

Neste caso, há um questionário epidemiológico. Uma vez identificadas como casos clínicos, as pessoas podem inserir seus sintomas diários e se comunicar remotamente com um profissional de saúde, evitando a saída dessas pessoas para tratamento. Todos os pedidos de informações e relatórios desses casos são tratados e manejados por meio deste sistema, que já atingiu quase um milhão de pessoas, ou seja, aproximadamente 25% da população uruguaia.

O projeto também incluiu o desenvolvimento de painéis de controle para acompanhar clinicamente os pacientes e um canal digital online, disponibilizado via chatbot, para fornecer informações. Ambos os serviços foram oferecidos tanto para o Ministério da Saúde, quanto para os diversos prestadores de serviço de saúde de todo o Uruguai.

A integração da aplicação utilizada no Uruguai contou com o apoio da GeneXus, empresa de tecnologia uruguaia que permitiu a criação de um sistema com múltiplos níveis de interação.

Vale lembrar que, até então, Letônia e Itália e Suíça começaram a usar um app com a API.