O secretário do Ministério das Comunicações Artur Coimbra afirmou que a segurança para infraestrutura de telecom no País deveria ficar a cargo do governo federal e não dos governos estaduais. Segundo ele, o ministro Fábio Faria já montou uma pauta para discutir este assunto com o Ministro da Justiça, Anderson Torres, uma vez que denúncias de roubos estão cada vez mais comuns. Coimbra esteve nesta terça-feira, 25, no evento online Teletime Tec, promovido por Teletime, para discutir os desafios de infraestrutura para redes 5G.

“A falta de segurança pode frear o avanço tecnológico das grandes cidades, apontou André Sarcinelli, CTO da Claro, no mesmo evento. “Eu nunca havia vivido uma situação de sequestro de rádio base. Trata-se de algo como: ‘aqui para entrar tem que pagar’. Já fizeram isso em redes de fibra ótica e vão acabar fazendo nos nossos data centers. Trata-se de um desafio de segurança pública, que tem aparecido cada vez mais casos em grandes cidades”, disse.

Abel Camargo, diretor da American Tower, comentou que a escalada da violência no setor não para de crescer, e a questão é séria porque aumentar a segurança envolve custos altos para as empresas, que acabam sendo repassados. “Temos sites que parecem um bunker de tão protegidos. Há operações em que há segurança 24/7, então imagine o custo que isso significa”.