A CEO da Vá de Táxi (Android, iOS), Glória Miranda, enxerga um atual momento de consolidação do mercado de mobilidade urbana, uma vez que muitos players, pequenos e grandes, deixaram o segmento na crise do novo coronavírus. A executiva deu como exemplo a recente saída da Cabify, um movimento que trouxe concentração das corridas individuais em quatro grandes marcas.

“Os players menores – e alguns grandes – saíram do Brasil ou quebraram. É o caso da Cabify. Com isso, nós estamos percebendo uma consolidação. Temos quatro players: Uber, 99, Vá de Táxi e Wappa (que atende apenas B2B)”, afirmou a CEO. “Hoje estamos em um momento positivo. Alguns clientes deles (Cabify) vieram para nós e, com isso, estamos expandindo market share”, afirmou.

Desde a última conversa com Mobile Time em 2017, Miranda explicou que a companhia mudou bastante. Passou a focar não apenas no atendimento para o segmento corporativo, mas também para o consumidor final. Em sua estratégia, a empresa se concentrou em viagens curtas e intermunicipais, além de apresentar-se como um player seguro.

Além disso, a Vá de Táxi adicionou uma nova categoria para o consumidor recentemente, a assistência veicular, que começou em São Paulo e será expandida para Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Finanças

Sobre a disputa com grandes players, como Uber que fez uma IPO de US$ 8,1 bilhões em 2019, e 99, cuja proprietária, a Didi, espera angariar até US$ 4 bilhões em sua oferta inicial, a CEO da Vá de Táxi explica que recebeu em 2020 uma rodada pré-série A. Além disso, Miranda afirmou que teve conversas recentes com bancos de investimento para receber uma nova rodada de investimento.

Contudo, a empresa prefere estruturar-se antes na nova estratégia: “Temos sido alvos de investidores. Recebemos algumas propostas de fundos, mas tem um passo de consolidação no mercado e o novo modelo de negócios. Queremos expandir e consolidar antes de receber um investimento”, afirmou.

Próximos passos

Na mobilidade, a expectativa é dobrar a quantidade de cidades que o app atende corridas, de 1,5 mil para 3 mil cidades. Neste formato, a empresa tem fechado parcerias com cooperativas locais e focado em atender “cidades desassistidas por outros apps”, como explicou Miranda: “Estamos crescendo mês a mês, depois da liberação do isolamento social nessas cidades. É um aumento mensal de duplo dígito”.

Pelo lado dos serviços, a Vá de Táxi mira expansão em SP, RJ e MG, atender seguradoras e chegar 1 mil taxistas prestando assistência até o final de 2021.

“Queremos crescer e expandir com nosso novo modelo de negócios (serviços). Mas sempre com a mobilidade como principal vetor”, disse a CEO.