Atento; LUI

Maurício Castro, diretor de marketing e transformação da Atento fala sobre LUI – Language User Interface

LUI, ou Language User Interface, é uma área da Atento especializada na criação de interfaces conversacionais de bots voltada à experiência do usuário e para resultados. Neste setor, estão os profissionais que vão dar vida à marca e para sua persona, transformando um contato em uma possível conexão emocional entre cliente e empresa, e que geram valor à companhia. Essas pessoas que trabalham o texto que é apresentado ao cliente são os dialogue designers, designados a elaborar cada interação. Essa metodologia de construção de uma personalidade para uma empresa foi apresentada nesta quarta-feira, 25, durante o Super Bots Experience, evento organizado por Mobile Time.

“A área faz design conversacional digital, desenha a persona da marca, ajusta o tom de voz, o estilo de linguagem mais adequado. E tem que gerar resultado”, explicou Maurício Castro, diretor de marketing e transformação da Atento. Nela, estão profissionais com as mais diferentes experiências: são linguistas, jornalistas, roteiristas de agências, antropólogos, mas também especialistas em data science e costumer experience.

Os dialogue designers desenvolvem o fluxo conversacional com foco em diversidade e acessibilidade.

Atento

“Temos uma metodologia proprietária para a construção da brand persona que foi desenvolvida junto com a equipe de doutorado em semiótica da PUC. Partimos da persona conversacional – como ela interage com o cliente em diferentes contextos, o usuário está nervoso, se é ofensivo, que tipo de palavras usa etc”, relatou Castro. Nesta etapa, a Atento distribui um questionário para entender onde a empresa quer chegar com essa persona ou em quem pretende chegar e, em seguida, são feitos workshops para fechar o conceito.

Uma vez com o perfil delineado, são chamados atores para “performar” a marca.

Segundo o executivo da Atento, a metodologia pode ser para a criação de uma URA humanizada, de voice bots, chatbots com inteligência artificial ou linguagem conversacional, NLP.

E, uma vez no ar, a empresa usa métricas de negócios de gestão e de UX para analisar sua performance.

Super Bots Experience

A 7ª edição do Super Bots Experience, maior evento sobre o mercado brasileiro de chatbots, voice bots e inteligência artificial, começa nesta terça-feira, 24 e segue até sexta-feira, 27. Ao longo de quatro dias de programação com transmissão online, 55 executivos e especialistas participarão de painéis e palestras para debater as mais importantes tendências dessas tecnologias. Entre os participantes confirmados na agenda do evento há mais de 20 executivos C-level e fundadores de empresas.

O evento tem painéis sobre chat commerce; regulamentação de IA; consolidação do mercado brasileiro de bots; a evolução dos voice bots; novos canais para bots; e o WhatsApp como berço para startups; além de 15 palestras especiais e 10 cases. A programação completa e mais informações sobre compra de ingressos estão disponíveis em www.botsexperience.com.br ou com a equipe de eventos do Mobile Time: [email protected] / 11-96619-5888 / 11-3138-4619 (WhatsApp).